domingo, 30 de outubro de 2011

Processos burocráticos

Boooooa noite :]

Só para dar continuidade no post anterior, vou falar um pouquinho sobre as papeladas do intercambio.
Antes de tudo e independente de outros processos, deve-se tirar o passaporte, é fácil e rápido, tirei  meu em 7 dias úteis, é só agendar no site http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/, emitir o GRU, pagar e comparecer a data agendada com o GRU pago, identidade, a maioria das vezes a foto é tirada lá, mas pergunte antes para não ter dúvidas.

Depois é que se deve entrar em contato com a agencia e decidir qual tipo de visto quer tirar (quantos meses e qual finalidade) estudo ou estudo e trabalho. Visto a partir de 6 meses, será solicitado exames médicos feitos por algum médico credenciado no consulado canadense e estes só possuem em algumas cidades do país: São Paulo, Manaus, Fortaleza, Curitiba, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre e Recife.

Depois de definido o tempo de visto e a finalidade a agencia levantará quais documentos necessários para solicitação do visto.
Optei por Visto de Estudo e Trabalho, 3 meses curso e 3 meses trabalho, ou seja, visto total de 6 meses, no qual se fizeram necessários os seguintes documentos:

* Formulário Residente Temporário (a agencia providencia);
* Formulário Adicional (agencia providencia);
* Carta de custódia da família  onde o solicitante se hospedará - para menores de 18 anos (agencia providencia)
* Carta de aceitação do Curso (agencia providencia);
* Passaporte com validade mínima de seis meses (estudante providencia);
* Passaporte anterior, se tiver (estudante providencia);
* 02 fotos 3x5 recentes (estudante providencia);
* Xerox completa do Imposto de Renda do ano Corrente - de quem for custear o intercambio (estudante providencia);
* Xerox dos 03 últimos holerites - para empregados (estudante providencia);
* Declaração de férias para empregados (estudante providencia)
* Contrato Social e pro-labores - para empregadores (estudante providencia)
* Extrato Bancário dos últimos 3 meses (estudante providencia);
* Juntar carta da empresa - a negócios (estudante providencia);
* Comprovante de escolaridade - certificado (estudante providencia);
* Autorização de viagem com firma reconhecida em cartório - para menores de 18 anos de idade (estudante providencia);
* Carta de Custeio - caso não sera o estudante que custeará o intercambio.

Isso tudooo?!
É, por isso que optei por uma agencia, como é meu primeiro intercambio, não conheço muito bem as exigências e demoraria aproximadamente mais 5 meses para fazer isso tudo sozinha e ainda correria o risco de errar = visto negado. Eles sabem tudo como deve ser feito e conhecem os critérios de cada país. A gente gasta mais sim, mas é mais seguro, eu não disse garantido, disse SEGURO.

Bom, entreguei todos os meus documentos dia 20 de agosto/11 na agencia, eles providenciaram tudo o mais rápido possível e para conseguir um dos documentos referente a escola, ele deve marcar neste momento a data de inicio e encerramento das aulas. Eles informam quantos dias úteis são necessários para o resultado do visto e te deixam a vontade para definir a data, obviamente uma data após a data prevista do resultado.

Como dei início às papeladas em agosto/11 marquei as aulas para dia 14 de outubro/11, considerando que 2 meses seria o suficiente para o processo todo, mas não foi, só dia 23 setembro/11 é que tive uma resposta positiva: solicitaram meus exames médicos, ou seja, 90% do visto foi aceito (segundo meu agente de viagens) os outros 10% são os exames médicos e estes só poderão ser feitos quando o consulado solicitar, não adianta querer antecipar, porque os médicos só fazem as consultas mediante a solicitação do consulado.

Corri contra o tempo liguei e consegui marcar consulta para 3 dias depois, fui dia 26 de setembro/11 para SP, consegui fazer a consulta SEM a solicitação do consulado nas mãos, implorei urgência para ao médico porque a solicitação ainda não tinha chegado na agencia para eu pegar, só sabia o resultado =x e ele gentilmente colaborou, permitindo que eu enviasse a solicitação depois via correio. Nessa "brincadeira" ganhei quase 10 dias.

Foi necessário apenas 1 dia em SP, fiz a consulta médica, paguei R$280 (consulta+transporte especial até consulado), fiz exames pelo plano de saúde que eu tinha (Unimed) e voltei pra minha cidade. O resultado não chega a nossas mãos, sái do laboratório, vai para o médico e de lá é enviado para o consulado, mas, chequei se estava tudo ok pelo site do laboratório. Tudo Ok? É só esperar!

Os dias foram passando e nada de resultado, até passou do dia 14 de outubro, a data em que tia marcado para começar a estudar, tive que prorrogar, sem custos, mas resolvi arriscar e comprei minha passagens com saída para dia 28 de outubro e o resultado do meu visto saiu dia 24 de outubro! Apenas 4 dias antes da viagem, uma loucura! Estava muito positiva em relação ao resultado e graças a Deus fui aceita! Quase matei do coração a funcionária doméstica da minha casa Dona Rosa, de tanto que gritei...

Próximo passo, arrumar as malas, este fica para o próximo post!

Um beijo!

3 comentários:

  1. ansiosa para o proximo post.. seu e sua mala.. uahuahua ainda mais vocês ai aiiii... vou acompanhar aquiii sempreee... posteee fotinhas tbm.. beijo te amo!!!

    ResponderExcluir
  2. Tal como a Gislayne acompanharei tudo por aqui,vc arrumar as malas em tão pouco tempo aiaiai.
    Não se esqueça de nenhum detalhe viu..
    Beijooos saudades ;*
    Sucessoo!

    ResponderExcluir
  3. Show de Bola o Blog Fernandinha! Estou gostando de acompanhar, espero que nâo desanime de escrever, para sempre podermos entrar aqui e dar uma espiadinha, como está sendo essa experiência!

    []'s,

    ResponderExcluir